Multiplicando Elefantes com Replicação Nativa do PostgreSQL

By 14 de março de 2018Palestrante

Neste tutorial iremos demonstrar como utilizar e implementar réplicas no PostgreSQL, inclusive abordando a replicação lógica apartir da versão 10. Também será tema desta oficina boas práticas de replicação bem como monitorar sua “manada” em funcoinamento.

Neste tutorial iremos demonstrar de forma prática como utilizar e implementar replicação no PostgreSQL já considerando a versão 10 onde, além da replicação física, teremos também replicação lógica nativa. Passaremos também conceitos e boas práticas para manter sua “manada” saudável e ativa.

De forma prática serão abordados nesta oficina os seguites tópicos:
– Conceitos de replicação
– Replicação por Arquivos
– Replicação por Fluxo
– Warm-Standby e Hot-Standby
– Replicação em Cascata
– Failover
– Replicação Lógica

Assunto:
Alta disponibilidade, cluster, replicação

Nível:
Intermediário

Fabrízio de Royes Mello

Bagé – RS

Atualmente, como Especialista de Banco de Dados na Timbira, eu ajudo pessoas e times a aproveitar o máximo do potencial dos bancos de dados relacionais, em especial o PostgreSQL, apoiando as equipes desde a concepção da estrutura de um banco de dados (modeling), passando pela arquitetura física (database schema), programação (procedural languages), SQL (uso, tuning, boas práticas), otimização e orquestração de instâncias em produção. Realizo trabalhos voluntários para Comunidade Brasileira de PostgreSQL (www.postgresql.org.br), apoiando nas listas de discussão, organização de eventos (pgbr.postgresql.org.br) e administração da mesma. Também ajudo o PostgreSQL Global Development Group (PGDG) na implementação de algumas funcionalidades e revisão de patches (git.postgresql.org).
Blog
Twitter
Facebook
LinkedIn

Euler Taveira

Palmas – TO

Diretor Técnico da Timbira. Membro da equipe de desenvolvimento do PostgreSQL. Especialista em banco de dados. Palestrante regular em diversas conferências nacionais e internacionais.

Além de contribuir com desenvolvedor e revisor de patches, é o mantenedor das traduções para português do PostgreSQL e alguns projetos relacionados. Ele também é autor de algumas extensões (como pg_similarity e wal2json) e, uma vez ou outra, contribui com correções para projetos relacionados.

Trabalha com PostgreSQL desde a versão 6.5 e atualmente é um dos líderes do PostgreSQL Brasil.

Ganha a vida trabalhando na Timbira, onde ele trabalha em consultoria, suporte, treinamento e desenvolvimento de funcionalidades patrocinadas.