Tomando conta de PostgreSQL com Ansible

By 14 de março de 2018 Palestrante

Apresentação de Ansible como ferramenta de automação, seus módulos para administração de sistemas em geral e aqueles específicos para PostgreSQL, e estruturação de um playbook Ansible para instalação de um cluster PostgreSQL em streaming replication.

Ansible é uma poderosa ferramenta de automação escrita em Python. Através de alguns de seus módulos especificamente feitos pra serem usados em PostgreSQL, nós podemos facilmente gerenciar o mais avançado database open-source, tendo certeza que sua configuração será automaticamente preparada exatamente da forma como foi elaborada em todos os detalhes e que todo o processo poderá ser repetido sem erros quantas vezes forem necessárias.

Nesse tutorial nós entenderemos como Ansible funciona e veremos alguns de seus principais módulos para administração de sistemas. Além disso, aprenderemos como Ansible pode ser utilizado pra orquestrar instalações PostgreSQL, gerenciando todas as partes do processo de forma organizada e tranquila. Como exemplo de uso, estruturaremos um playbook para instalação de um master e um standby PostgreSQL em streaming replication.

Para os participantes que desejarem seguir o tutorial de forma prática, é recomendável que tenham o aplicativo Vagrant instalado em seus laptops tornando assim possível a criação dos ambientes virtuais onde o playbook Ansible poderá ser testado.

Assunto:
Educação, DIY, hacking

Nível:
Básico

Rubens Souza

Itália

Consultor e DBA PostgreSQL, com projetos de trabalho em Alta Disponibilidade e Disaster Recovery, automação, virtualização, contaneirs, benchmarking e single board computers (processadores ARM).
Apaixonado por Open Source e educação.

LinkedIn
Twitter